Reportagem Especial mostra história do Diácono João Pozzobon em rede nacional

Matéria foi ao ar na noite de domingo, 20 de julho, no programa Repórter Canção Nova

Foram 4 dias de gravações na região central do Rio Grande do Sul, quase 40 pessoas entrevistadas e muitas casas, ermidas e igrejas visitadas para conhecer (e dar a conhecer) em profundidade a vida e o legado do Venerável Diácono João Luiz Pozzobon. Tudo isso com temperaturas abaixo de 10ºC, neblina e chuva. Uma verdadeira imersão na realidade vivida pelo Pobre Peregrino em sua missão.

– Nossa missão é mostrar quem foi João Pozzobon, nosso Diácono Venerável, muito além da Campanha da Mãe Peregrina – afirmava o repórter do Jornalismo da TV Canção Nova, Emerson Tersigni, ao se apresentar aos entrevistados de Santa Maria e da Quarta Colônia.

A equipe formada por Tersigni e pelo cinegrafista Messias Junqueira chegou a Santa Maria na noite de 26 de junho. Na manhã do dia 27, sexta-feira, aniversário de morte do Venerável, começaram as gravações junto ao Santuário Tabor, em Santa Maria. No sábado e no domingo, a equipe visitou as capelinhas construídas por Pozzobon, sua casa, seu túmulo, fizeram a cobertura das celebrações do Tríduo Festivo e conversou com muitas pessoas, entre elas, o Arcebispo Metropolitano de Santa Maria, Dom Leomar Antônio Brustolin.

Clique aqui para assistir à reportagem especial na íntegra no Youtube.

Na segunda-feira, dia 30, o trabalho encerrou com uma peregrinação por diversas localidades da Quarta Colônia de Imigração Italiana, conjunto de cidades a cerca de 60km de Santa Maria do qual faz parte São João do Polêsine, cidade natal de João Pozzobon.

Além de coletar material para a reportagem especial, os repórteres fizeram uma transmissão ao vivo e veicularam reportagens em noticiários da TV Canção Nova no dia 27 e nos dias seguintes. Uma série de reportagens para o telejornal diário também está prevista.

– Não há como não voltar diferente, para nossa realidade na Canção Nova, depois da experiência feita junto à Mãe Rainha em seu Santuário Tabor, sobretudo na Quarta Colônia, local de origem do nosso ‘diácono venerável’. Foram quase 40 entrevistas. Um mergulho na história, vida e missão deste missionário incansável. Sua vida é um testemunho seguro de que todos nós podemos ser santos – testemunha o repórter Emerson Tersigni.

O resultado final do trabalho intenso foi ao ar na noite de domingo, dia 20 de julho, causando emoções diversas entre quem já conhecia e quem ainda não sabia da história do Venerável Diácono Pozzobon.

– Foi uma reportagem histórica realizada pela Canção Nova. Por um lado, porque foi realizada no mesmo contexto em que o Diácono João Luiz Pozzobon foi declarado Venerável pelo Papa Leão XIV, e por outro, porque Messias e Emerson tiveram a sensibilidade de num programa só de se aproximar da pessoa de João Luiz Pozzobon por diferentes perspectivas, dando voz a diferentes pessoas, ajudando a nos aproximarmos da vida e missão do Venerável Pozzobon de um modo mais amplo – avalia o vice-postulador da causa de beatificação e responsável pela pastoral ligada à causa, padre Vitor Possetti.

Clique aqui para assistir à reportagem especial na íntegra no Youtube.

Depois de assistir, deixe abaixo o seu comentário:

Texto: Juliana Lovato

Fotos: Solimar da Costa

Aniversário de 40 anos de morte do Diácono João Luiz Pozzobon é marcado por série de eventos

Novena Missionária e Tríduo Festivo reuniram centenas de pessoas em Santa Maria, percorrendo os passos do agora Venerável João Pozzobon

Visando celebrar de forma significativa os 40 anos do falecimento do Diácono João Luiz Pozzobon, a equipe da Secretaria Pastoral planejou uma intensa programação para os dias que antecediam o 27 de junho. Porém, a Providência Divina preparava para este mesmo período o decreto que reconheceu as Virtudes Heroicas do então Servo de Deus, tornando-o Venerável.

A novidade foi acolhida com muita alegria, intensificando o sentimento de gratidão a Deus pela vida e testemunho do Pobre Peregrino. Além das iniciativas realizadas em Santa Maria, em diversas cidades do Brasil e do mundo, devotos e membros da Campanha da Mãe Peregrina e do Movimento de Schoenstatt entoaram ação de graças pelo novo avanço no processo de beatificação, com orações, vigílias, missas, entre outros.

A Novena Missionária iniciou em 18 de junho, e cada dia trazia uma meditação a respeito de um tema, como a oração do terço, a Eucaristia, a esperança entre os doentes e os idosos, entre outros. Além disso, foram realizadas ações missionárias a exemplo do Venerável Diácono João Luiz Pozzobon, como visitas a escolas, ao presídio, aos hospitais. A novena também contou com uma missa móvel, levando a Mãe Peregrina para diferentes paróquias da Arquidiocese. Confira abaixo imagens e as ações de cada dia da novena. No canal do Youtube você encontra os áudios com as meditações da novena e do dia da morte.

Tríduo Festivo

Ao final da novena, iniciou-se o Tríduo Festivo, retomando a já tradicional celebração da data da Páscoa de João Pozzobon. No dia 27 de junho, o frio intenso e a cerração fechada não impediu que os devotos percorressem os últimos passos do Venerável 40 anos atrás, partindo da Casa Museu II às 6h, em direção ao Santuário Tabor, onde ele pretendia participar da Santa Missa. À t arde, a solenidade do Sagrado Coração de Jesus foi celebrada na Capela Nossa Senhora das Graças.

No sábado, estava prevista uma caminhada interligando o Santuário e as capelinhas construídas pelo Diácono, mas a chuva ocasionou uma mudança na programação, e os jovens se reuniram na Capela Nossa Senhora das Graças para conhecer seu testemunho, meditar sobre ele e rezar o terço junto ao seu túmulo. No fim da tarde, o Arcebispo de Santa Maria, dom Leomar Brustolin, celebrou a Santa Missa na Reitoria Nossa Senhora das Graças, inaugurando a Sala Memorial Diácono João Luiz Pozzobon. Os diáconos permanentes da Arquidiocese participaram deste momento significativo.

O domingo encerrou a série de celebrações com a procissão das bandeiras em honra a Jesus e Maria, como o Diácono João Luiz Pozzobon costumava promover. A Santa Missa foi celebrada por Dom Hélio Adelar Rubert, Arcebispo Emérito de Santa Maria, em cujo episcopado se desenrolou a maior parte da fase diocesana do processo de beatificação de João Pozzobon.