Novena Missionária e Tríduo Festivo reuniram centenas de pessoas em Santa Maria, percorrendo os passos do agora Venerável João Pozzobon

Visando celebrar de forma significativa os 40 anos do falecimento do Diácono João Luiz Pozzobon, a equipe da Secretaria Pastoral planejou uma intensa programação para os dias que antecediam o 27 de junho. Porém, a Providência Divina preparava para este mesmo período o decreto que reconheceu as Virtudes Heroicas do então Servo de Deus, tornando-o Venerável.

A novidade foi acolhida com muita alegria, intensificando o sentimento de gratidão a Deus pela vida e testemunho do Pobre Peregrino. Além das iniciativas realizadas em Santa Maria, em diversas cidades do Brasil e do mundo, devotos e membros da Campanha da Mãe Peregrina e do Movimento de Schoenstatt entoaram ação de graças pelo novo avanço no processo de beatificação, com orações, vigílias, missas, entre outros.

A Novena Missionária iniciou em 18 de junho, e cada dia trazia uma meditação a respeito de um tema, como a oração do terço, a Eucaristia, a esperança entre os doentes e os idosos, entre outros. Além disso, foram realizadas ações missionárias a exemplo do Venerável Diácono João Luiz Pozzobon, como visitas a escolas, ao presídio, aos hospitais. A novena também contou com uma missa móvel, levando a Mãe Peregrina para diferentes paróquias da Arquidiocese. Confira abaixo imagens e as ações de cada dia da novena. No canal do Youtube você encontra os áudios com as meditações da novena e do dia da morte.

Tríduo Festivo

Ao final da novena, iniciou-se o Tríduo Festivo, retomando a já tradicional celebração da data da Páscoa de João Pozzobon. No dia 27 de junho, o frio intenso e a cerração fechada não impediu que os devotos percorressem os últimos passos do Venerável 40 anos atrás, partindo da Casa Museu II às 6h, em direção ao Santuário Tabor, onde ele pretendia participar da Santa Missa. À t arde, a solenidade do Sagrado Coração de Jesus foi celebrada na Capela Nossa Senhora das Graças.

No sábado, estava prevista uma caminhada interligando o Santuário e as capelinhas construídas pelo Diácono, mas a chuva ocasionou uma mudança na programação, e os jovens se reuniram na Capela Nossa Senhora das Graças para conhecer seu testemunho, meditar sobre ele e rezar o terço junto ao seu túmulo. No fim da tarde, o Arcebispo de Santa Maria, dom Leomar Brustolin, celebrou a Santa Missa na Reitoria Nossa Senhora das Graças, inaugurando a Sala Memorial Diácono João Luiz Pozzobon. Os diáconos permanentes da Arquidiocese participaram deste momento significativo.

O domingo encerrou a série de celebrações com a procissão das bandeiras em honra a Jesus e Maria, como o Diácono João Luiz Pozzobon costumava promover. A Santa Missa foi celebrada por Dom Hélio Adelar Rubert, Arcebispo Emérito de Santa Maria, em cujo episcopado se desenrolou a maior parte da fase diocesana do processo de beatificação de João Pozzobon.

Recommended Posts