
Evento será realizado em Santa Maria nos dias 9 e 10 de setembro de 2025, conheça os palestrantes
Santa Maria está se preparando para receber centenas de peregrinos que virão no mês de setembro para a cidade, a fim de celebrar os 75 anos da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt. Nesse contexto, um evento acadêmico será realizado para fomentar e expor pesquisas e estudos científicos a respeito da vida e da obra do fundador da Campanha, o Venerável Diácono João Luiz Pozzobon.
O Congresso Internacional Nos Passos do Peregrino será realizado nos dias 9 e 10 de setembro, na Universidade Franciscana (UFN). As conferências serão traduzidas em português e espanhol. Os palestrantes são personalidades reconhecidas da Academia e da Igreja, profundos conhecedores da história de Pozzobon, sua causa de beatificação e o contexto em que sua missão se desenvolveu – confira abaixo o currículo de cada um.
Além disso, estudantes e pesquisadores apresentarão trabalhos sobre o Diácono Pozzobon, nas áreas de história, teologia, turismo, comunicação, entre outras.
O Congresso é destinado a professores e estudantes, pesquisadores, lideranças da Igreja (presbíteros, diáconos, seminaristas, vida consagrada, laicato) e à comunidade em geral. As inscrições estão abertas até o dia 1 de setembro de 2025.
INSCRIÇÕES
No total, são 450 vagas, limitadas de acordo com a capacidade do local. Haverá entrega de certificado pela participação.
Informações e inscrições no site da UFN:
https://www.ufn.edu.br/eventos/maiseventos/Default.aspx?id=njFhAXJaKVw=
Mais Informações: (55) 99194-9032 – Secretaria Pastoral João Luiz Pozzobon
Realização do Congresso
O congresso é realizado pela Secretaria da Causa de Beatificação João Luiz Pozzobon, em parceria com Arquidiocese de Santa Maria, Universidade Franciscana (UFN), Faculdade Palotina de Santa Maria (FAPAS) e Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Programação do Congresso
09 de setembro
8h – Credenciamento
8h30 – Cerimonial de Abertura e Oração Inicial
9h15 – Conferência Inaugural: Dom Leomar Brustolin (Arcebispo da Arq. de Santa Maria) – Contexto Eclesiológico – “Diácono João Luiz Pozzobon, Vaticano II e Igreja em Saída”
10h30 – Intervalo com coffee break
11h – Painel: – “Contextos histórico, social e cultural da vida e obra de João Luiz Pozzobon”
– Dra. Maria Medianeira Padoin (UFSM)
– Dra. Marta Rosa Borin (UFSM)
13h30 – Comunicações (Pesquisadores)
15h30 – Momento Cultural
16h – Painel: “A Espiritualidade e a Ação Evangelizadora do Pobre Peregrino Diácono João Luiz Pozzobon”
– Ir. Maria da Graça Sales Henriques (Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt)
– Pe. Alexandre Awi Melo, ISch (Presidente da Presidência Internacional do Movimento Apostólico de Schoenstatt)
17h30 – Encerramento do primeiro dia
17h45 – Santa Missa
10 de setembro
8h30 – Oração Inicial e Abertura do segundo dia
8h45 – Painel: “Fama de Santidade e Legado do Diácono João Luiz Pozzobon”
– Pe. Francisco Bianchin, SAC (Último pároco de João Pozzobon)
– Ana Echevarria (Expansão internacional da Campanha – Argentina)
– Humberto Pozzobon (Filho de João Pozzobon)
– Pe. Antônio Bracht, ISch (Vice-postulador e Diretor Nacional do Movimento de Schoenstatt – Brasil)
– Ir. M. Rosequiel Fávero (Coordenadora do Jubileu 75 anos da Campanha da Mãe Peregrina)
10h15 – Intervalo com coffee break
10h30 – Momento Cultural
10h45 – Conferência Final: Santidade, Causa de Beatificação e a originalidade do Diácono João Luiz Pozzobon
12h – Encerramento e Benção de Envio
Outros eventos
Além deste Congresso de cunho acadêmico, haverá um encontro jubilar internacional no Santuário Tabor, em Santa Maria. Ele reunirá integrantes da Campanha de diversos países, de 10 a 14 de setembro. No dia 14 de setembro haverá a Romaria da Primavera em Santa Maria, aberta a todos que desejam participar. Para mais informações: clique aqui.
Palestrantes:
Dom Leomar Antônio Brustolin – Arcebispo Metropolitano de Santa Maria.
É doutor em Teologia Sistemática pela Pontifícia Università San Tommaso de Roma – Angelicum, mestre em Teologia Sistemática pela Faculdade Jesuíta de Belo Horizonte (MG) e graduado em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Foi professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Teologia da PUCRS. Tem experiência na área de Teologia Sistemática, atuando em ensino, pesquisa e extensão com Antropologia Teológica, Catequética e Pastoral Urbana, coordenou o Grupo de Pesquisa Antropologia Teológica, ética e pastoral.
Padre Alexandre Awi Mello – Secretário Geral do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida (Santa Sé – Vaticano) de 2017 a 2022. Doutor em Mariologia (2018) pela University of Dayton (EUA), em associação com a Pontifícia Faculdade Marianum (Roma). Foi professor no UNISAL-Pio XI (São Paulo), na Faculdade de São Bento (São Paulo) e na Pontificia Universidade Católica do Paraná (Londrina), além de ter sido o Diretor Nacional do Movimento Apostólico de Schoenstatt (2010-2017). Possui graduação em Teologia pela Pontifícia Universidad Católica de Chile (1997), mestrado em Teologia pela Philosophisch-Theologische Hochschule Vallendar – Alemanha (2000), especialização em Aconselhamento Pastoral (Counseling) pelo IATES (2006) e em Pastoral Familiar pela Ponfiticia Universidade Gregoriana (2020). Tem experiência na área da Teologia, atuando principalmente em disciplinas pastorais e sistemáticas. Desde agosto de 2022 é Superior Geral do Instituto Secular Padres de Schoenstatt.
Mons. Melchor Sánchez de Toca Alameda – Monsenhor Melchor Sánchez de Toca Alameda é doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (2006), onde também obteve sua licenciatura na mesma área em 1996. Graduou-se em Filosofia pela Faculdade de Filosofia da Universidade Complutense de Madri, em 1989, e realizou estudos de Teologia no Estúdio Teológico “San Ildefonso”, em Toledo.
Desde 1998, presta serviço à Santa Sé. Ingressou no então Conselho Pontifício da Cultura, inicialmente como responsável pelo diálogo entre ciência e fé, e, a partir de 2004, atuou como subsecretário deste organismo. Com a entrada em vigor da constituição apostólica Praedicate Evangelium, em 5 de junho de 2022, passou a exercer a função de subsecretário do novo Dicastério para a Cultura e a Educação. Em 2 de maio de 2023, foi nomeado relator do Dicastério para as Causas dos Santos.
Prof.ª Dr.ª Maria Medianeira Padoin – Professora Titular da Universidade Federal de Santa Maria, vinculada ao Departamento de História, ao Programa de Pós-Graduação em História e ao Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural. Pesquisa e leciona na área de História, com ênfase em História Latino-Americana, trabalhando principalmente com espaço fronteiriço platino, história política e federalismo e a construção dos estados nacionais; imigração e patrimônio, imigração européia e fronteira.
É doutora em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em História pela Universidade Federal do Paraná e graduada pela Universidade Federal de Santa Maria.
Foi presidente da comissão histórica na fase diocesana da causa de beatificação do Venerável Diácono João Luiz Pozzobon
Prof.ª Dr.ª Marta Rosa Borin – Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Maria, atuando no Departamento de Metodologia de Ensino, no Programa de Pós-Graduação em História, no Mestrado Profissional em História (PROFHISTÓRIA/UFSM) e no Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural. Professora colaboradora do Mestrado em Arte, Patrimônio e Museologia da Universidade Federal do Piauí. É doutora em Estudos Latino-americanos pela Universidade do Vale do Sinos, mestre em História Iberoamericana pela Pontífice Universidade Católica do Rio Grande do Sul e graduada pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Imaculada Conceição.
Grupo de Trabalho História das Religiões e Religiosidades, (GTHRR/RS), Seção Rio Grande do Sul da Associação Nacional de História (ANPUH-RS); Diretório de Pesquisa do Curso de História, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/CNPq), Grupo de Pesquisa História Platina: sociedade, poder e instituições; Diretório de Pesquisa do Núcleo de Estudos de Memória e Cultura (NEMEC/PPGH) da Universidade de Passo Fundo; Grupo de Pesquisa História: Religiosidade e Cultura (UFSC/ CNPq); Grupo de Estudos sobre Religião e Evangelização (GERE), Universidade de Buenos Aires (FFL/UBA).
Ir. Maria da Graça Sales Henriques – Graduada em Teologia, Filologia Românica e Francês pelas Universidades de Munique e Mugúncia (Alemanha), com experiência na coordenação dos programas de formação do Movimento de Schoenstatt em Portugal e no Brasil e na Assessoria do então Conselho Pontifício para os Leigos, no Vaticano. Também participou na preparação e realização da Assembleia Sinodal sobre a vocação e missão dos leigos como Secretária Especial Adjunta e na equipe de peritos na preparação e realização da Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos da Europa. Foi Secretária Geral da secção brasileira do Instituto Superior para Estudos sobre Matrimônio e Família em Salvador/BA.