As escolas formam o futuro de uma nação e o futuro de cada cidadão. A formação intelectual foi sempre uma preocupação para o Servo de Deus João Luiz Pozzobon. Mesmo ele não podendo desfrutar desta riqueza em sua adolescência e juventude, ele nunca usou como justificativa para negar-se a promoção da formação intelectual. Mesmo como pai de família, incentivou que seus filhos sempre estudassem. O seu apostolado com a Mãe Peregrina, um dos objetivos, foi percorrer as escolas e despertar o amor a Mãe de Deus nas crianças. Muitas pessoas testemunham até os dias de hoje os dias que o Sr. João Pozzobon chegava às escolas. Era um dia diferente. Parava o ritmo das atividades para acolher o Sr. João com a Peregrina.

Ele, logo no início da Campanha da Mãe Peregrina (1950) se preocupa com o tema de proporcionar aos mais necessitado a formação para que pudessem ser inseridos na vida da sociedade. Para ele não havia impedimento para a transmissão de conhecimentos. Não era a falta de infraestrutura que poderia impedir. Os antigos filósofos todos foram formados em plenas praças públicas, sem um teto para cobrir suas cabeças. Na Vila Nobre da Caridade, fundado por ele; constrói uma capelinha coberta com Capim. Ali, no dia 17 de março de 1954, ele funda, juntamente com a presença do Padre Gabriel Bolzam a escola que levará o nome de Escola Vicente Palotti, com a presença dos seus primeiros 15 alunos.

A primeira professora a tomar a frente dos alunos foi a própria filha do Servo de Deus. Nome das professoras que lecionaram na escola Vicente Pallotti:  Senhorita Nair Pozzobon 1954 – Maria Medeiros 1955-1956 – Odete Oliveira 1957 1958 – Sra. D. Elena Deolinda da Silva 1959 a 1961 – Srta. Ana do Carmo Colvero 1962 a 1964.

A segunda escolinha teve lugar no endereço da  rua São João do Polêsine, nº 50 – Vila Bilibiu, Km 3, Santa Maria/RS. No dia 20 de maio de 1954 iniciou-se a construção de uma capela, chamada de Capela Branca, então localizado no final da Av. Osvaldo Cruz; sendo concluída no dia 14 de junho do mesmo ano. No daí 07 de março de 1958 começa a funcionar ali também uma escolinha. Por necessidade de expansão da estrada, a capela foi recolocada, para próximo do viaduto do km 3 e reinaugurada no dia 04 de agosto de 1963.

Pe. Vandemir Jozoé Meister | Projeto João Luiz Pozzobon

Outras Iniciativas